Exposição Urban Sketchers Vitória

Acontece no próximo dia 19 de janeiro, sexta-feira às 18:00hs, a abertura da exposição Urban Sketchers Vitória no Parque Botânico Vale. O coletivo Urban Sketchers de Vitória é coordenado pelo arquiteto e professor da Ufes, Tarcísio Bahia, e conta com outros integrantes de diversas áreas do conhecimento com olhares aguçados e sensíveis para capturas de cenas urbanas.

As oficinas de grupos associados visam reunir pessoas com habilidades para a prática do desenho a mão livre, com técnicas que variam do nanquim, lápis de cor, aquarela ou caneta esferográfica, e são realizadas geralmente ao ar livre ou mesmo em ambientes internos, a partir da observação direta de paisagens e cenas urbanas cotidianas, monumentos edilícios ou ambientes naturais. Os desenhos são compartilhados em encontros, exposições periódicas e mesmo online em redes sociais. Nas fotos abaixo, registro de um encontro (29/11/2017) promovido para integração e apresentação de desenhos, coordenado por Tarcísio:

O fundador da Urban Sketchers é o espanhol Gabriel Campanario, jornalista e ilustrador do The Seattle Times. À medida que mais artistas começaram a enviar e a compartilhar seus desenhos on-line, Campanario formou um grupo para apoiar e promover o desenho que retrata a vida cotidiana nas cidades. Em 2008, criou o blog Urban Sketchers, que funciona como organização sem fins lucrativos A tarefa da organização é elevar o valor artístico, narrativo e educacional do desenho de localização, promovendo sua prática e conectando pessoas ao redor do mundo. Os desenhos representam locais de vivência cotidiana ou de viagens. Atualmente, o Urban Sketcher reúne grupos em mais de 20 países. O movimento chegou ao Brasil em 2011 e conta com a participação de 7500 desenhistas, profissionais e amadores.

O coletivo de Vitória promove encontros periódicos pelo prazer de reunir e desenhar em grupo, o que possibilita registros de desenhos com estilos e olhares diferenciados do mesmo local. Já foram realizados 18 encontros em Vitória e Vila Velha, em locais como o Parque Pedra da Cebola, Praça do Papa, Praça Costa Pereira e Prainha. O coletivo Vitória conta com 206 seguidores, mas participam efetivamente dos encontros em torno de vinte desenhistas. Além de Tarcísio Bahia, temos Kleber Frizzera, Alfredo Tessinari, Clovis Aquino,  Gabriela Zanetti, Geraldo Majella, Luciene Campagnaro, Zeth Aguiar, dentre outros. A produção dos desenhos dos talentosos capixabas compõe a mostra do Parque Botânico Vale que estará aberto ao público para visitação até o dia 25 de fevereiro.

Segue alguns desenhos assinados pelos respectivos autores.

Fotos: Isabella Muniz

Fonte: Jornal Metro em 11/12/2017. Vitória / whatsapp Tarcísio Bahia https://en.wikipedia.org/wiki/Urban_Sketchers

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here