Entrevista à TV Ambiental na Semana do Meio Ambiente

148

Entrevista à TV Ambiental na Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho, data  que foi recomendada pelas Nações Unidas em 1972. De lá pra cá, a Semana do Meio Ambiente (05 a 08/06) vem sendo constantemente comemorada, e temas relevantes são debatidos com intuito de sensibilizar as comunidades, as instituições públicas e privadas, quanto à necessidade de preservar e cuidar do nosso meio ambiente, nosso bem maior, divinamente concedido. Importante é que cada um de nós possamos perceber a responsabilidade para com o ambiente a qual estamos inseridos. Refiro-me ao ambiente natural – águas, morros, mangues – mas também o  cultural, o patrimônio edilício e os saberes. Patrimônio material e imaterial reunidos num só ambiente, fazem parte do cotidiano vivido e da memória afetiva dos cidadãos.

Penedo em Vitória. Crédito: Vítor Nogueira
Penedo em Vitória. Crédito: Vítor Nogueira
Mestre Alvaro na Serra. Crédito: Vítor Nogueira
Mestre Alvaro na Serra. Crédito: Vítor Nogueira

O Espirito Santo, a Região Metropolitana da Grande Vitória e a capital, Vitória, são territórios com uma diversidade de paisagens belíssimas e diferenciadas, desde pontais gnaissícos às águas – praias, rios e mangues –  até as residuais florestas, além do patrimônio cultural, seja material e imaterial. A Paisagem contempla tudo isso.

Baía de Vitória é belíssima. Crédito:
Baía de Vitória é belíssima. Crédito: Acervo PMV
O mangue do Lameirão. C´redito: André Alves.

Com a finalidade de debater e dar relevância à Semana do Meio Ambiente, eu e a Patrícia Stelzer, ambas arquitetas urbanistas e com uma preocupação com o tema Paisagem,  fomos convidadas pelo Almir Bressan da TV Ambiental, para participar do seu programa “Reflexões”. Reproduzo aqui o vídeo da roda de conversa. E vamos todos continuar atentos às ações dos homens sobre a paisagem,e em especial, a paisagem capixaba, de modo a assegurá-las às futuras gerações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here